h1

Funceb divulga portais de cultura apoiados pelo Prêmio Cultura Digital

dezembro 4, 2008

A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura, divulga os quatro portais de cultura que receberam apoio do Prêmio Cultura Digital, edital lançado pela instituição em setembro de 2007. O prêmio contemplou propostas de produção de portais com o valor de até R$ 20.000.

As propostas vencedoras foram a dos portais Correio Nagô, Itacaré Cultural, Onda Cultural e Portal do Cordel. Como condição colocada pela premiação, o conteúdo destes portais está disponibilizado gratuitamente aos usuários, sob licenças Creative Commons. Este tipo de licença permite a autores em geral preservarem alguns dos seus direitos sobre suas criações a medida em que abrem mão de outros direitos em favor do desenvolvimento de suas obras por outras pessoas. Entre os portais apoiados, o Itacaré Cultural ainda não está finalizado.

PORTAIS

Onda Cultural www.ondacultural.ufba.br

O portal foi concebido como canal de difusão de um projeto constituído por uma equipe mutlidisciplinar cuja finalidade é ampliar o conhecimento e desenvolver conceitos sobre filosofia livre e sobre inclusão sócio-digital na Bahia. O portal possui um sistema de cadastro de usuários, um outro de busca por conteúdo interno e um sistema de navegação baseado em menus e em quatro guias. O conteúdo é aberto à colaboração de usuários e é composto por matérias jornalísticas, artigos e vídeos que tratam sobre o histórico e sobre questões ligadas às comunidades existentes no Estado da Bahia. O portal oferece ainda uma enquete, uma agenda de eventos e um fórum.

Itacaré Cultural www.itacarebahia.com

O portal foi proposto como um veículo para a divulgação dos elementos e da produção cultural do município de Itacaré, localizado no sul do Estado. (PORTAL EM CONSTRUÇÃO)

Portal do Cordelwww.portaldocordel.com.br

O portal foi criado com o objetivo de divulgar aspectos culturais da escrita e da leitura de folhetos de cordel na Bahia. A publicação possui um sistema de navegação baseado em quatro guias e 12 sub-guias que conduzem o internauta através dela e em links que conduzem a páginas externas com notícias e divulgações de eventos. Como conteúdo, o portal apresenta também entrevistas, perfis de cordelistas, arquivos em formato PDF com cordéis disponibilizados para download e um cadastro de cordelistas que, até o momento, conta com autores da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco.

Correio Nagôwww.correionago.com.br

O portal é uma iniciativa de um grupo de jovens comunicadores afrodescendentes e tem como objetivo difundir imagens, vídeos notícias e eventos que abordem a temática afro. A publicação possui um sistema de cadastro de usuários, um serviço de feeds direcionado para correios eletrônicos e um sistema de navegação baseado em seis guias. O portal possui ainda uma agenda de eventos e uma outra com datas importantes. O conteúdo é aberto à colaboração de usuários, tanto para o envio de material quanto para a inserção de comentários sobre o material publicado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: